Como Tirar Segunda Via Carteira De Trabalho CTPS

Se você encontrou este artigo com certeza você está precisando muito saber como tirar segunda via carteira de trabalho – CTPS ou como também é conhecida carteira de trabalho e Previdência Social. Então preparamos um passo a passo para que você consiga tirar a segunda via da sua CTPS de uma forma simples, fácil e rápido sem nenhuma complicação, confira agora mesmo.

O que é a carteira de trabalho ou CTPS?

A carteira de trabalho e Previdência Social (CTPS), é um documento obrigatório para todo brasileiro nesse documento é registrado toda a trajetória profissional de um indivíduo através de registros, onde se pode obter informações em quais empresas que você já trabalhou, salário, tempo em que permaneceu na empresa entre outras coisas.

Importante lembrar que apenas indivíduos maiores de 14 anos podem tirar o seu documento de carteira de trabalho, podendo já trabalhar com o benefício de carteira assinada.

Porém se você chegou até aqui provavelmente por algum motivo você precisa tirar a segunda via da sua carteira de trabalho, basicamente existem dois grandes motivos pelos quais você pode solicitar uma segunda via, sendo eles:

  • Perda, furto ou roubo;
  • Se a sua carteira de trabalho antiga já completou todas as folhas.

Nesses casos é necessário que você solicite uma segunda via da sua carteira de trabalho, o procedimento é um pouco diferente dependendo do estado em que você vive mas resolvemos mostrando aqui os requisitos básicos que você precisa para tirar a segunda via da sua carteira de trabalho (CTPS) .

Como tirar segunda via carteira de trabalho

Independente do estado que você viva para tirar a segunda via da carteira de trabalho será necessário alguns documentos, aqui está uma breve lista dos documentos que você vai precisar:

  • CPF original;
  • RG original;
  • Comprovante de residência original;
  • Certidão de nascimento ou de casamento original;
  • Em caso de furto, roubo ou perda é necessário o BO;
  • Caso o motivo para você tirar segunda via da carteira de trabalho seja que a sua antiga já completou;
  • todas as folhas é importante que você a leve também.

Agora que já sabemos os documentos que você precisa para solicitar a sua segunda via carteira de trabalho, é necessário que você verifique em sua cidade qual é o órgão do Governo que realiza esse trabalho.

Dependendo do seu estado pode ser o Poupatempo, o Ministério do Trabalho, Postos de atendimento ao trabalhador ou até mesmo algumas prefeituras e sindicatos.

Válido lembrar em alguns estados e necessário que você ligue ou acesse o site do Poupatempo para que você faça o agendamento de um dia e hora para que você possa tirar segunda via carteira de trabalho.

Tirando segunda via de carteira de trabalho perdida ou roubada

Ao tirar segunda via carteira de trabalho por motivos de perda, roubo ou furto o novo documento vai vir em branco sem nenhum registro de trabalho, porém com um pouco de trabalho ainda é possível sim você terá seu registro de volta na sua nova carteira de trabalho, para isso basta você ir em cada empresa que você já trabalhou e solicitar para que o setor de RH refaça novamente o seu registro, mesmo que você não trabalha mais na empresa você pode solicitar que ele se refaça o seu registro com a data em que você começou a trabalhar, a data que você saiu do emprego entre outras informações do período que você trabalhou na empresa.

É muito importante lembrar que é de extrema importância que você realiza esse processo para pegar todos os seus registros de volta, com certeza isso irá facilitar um dia quando você precisar de todos seus registros para comprovar tempo de trabalho ou até mesmo quando você for se aposentar.

OBS.:Não esqueça de realizar o BO nesses casos, como já citamos acima ele é obrigatório para você tirar segunda via carteira de trabalho e também é uma forma de segurança para você comprovar que não está mais em posse da mesma.

Tirando segunda via de carteira de trabalho cheia

Assim como citamos no caso acima, essa carteira de trabalho também vem branco Porém você pode solicitar que todos os registros sejam transferidos para sua nova carteira mas não há necessidade de você fazer isso visto que você ainda tem em sua posse a sua carteira antiga, então nosso Conselho é que você aguarde muito bem para que não a perca e nem a danifique, assim futuramente se você precisar comprovar o seu tempo trabalhado você vai ter o seu documento de carteira de trabalho.

Últimas dicas para tirar a segunda via carteira de trabalho

Como você pode perceber o processo é simples e fácil basta você seguir tudo que foi explicado nesse artigo, providenciando todas documentações necessárias e agendando ou comparecendo no local ou órgão de sua cidade que realiza o serviço.

A carteira de trabalho e Previdência Social ou CTPS tem grande importância na vida de todo brasileiro e é muito importante que você mantenha sua sempre em dia e em bom estado, por isso se você realmente precisa de uma segunda via, deve providenciar o mais rápido possível.

se você gostou desse texto e ele pode ajudar você não esqueça de compartilhar com seus amigos nas redes sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *